O que você precisa saber antes de contratar um advogado

2019-02-18T15:14:45-03:0021/01/19|Conteúdos|

A advocacia oferece muitos serviços jurídicos e não-jurídicos. Essa variedade de prestação de serviços às vezes confunde ainda mais os consumidores que podem ter algumas dúvidas. E uma delas é como escolher um bom profissional para obter um resultado satisfatório.

O serviço

É o questionamento que permeia em todas as pessoas que desejam ingressar na justiça para defesa de seus interesses pessoais. Mas é necessário atentar-se que a advocacia é um serviço prestado como meio de obter o acesso amplo à justiça.

Não há garantia de um resultado final exatamente como o previsto na contratação do serviço profissional. Isso porque não é o advogado quem decide a respeito do interesse. Ele apenas apresenta as possibilidades de um julgamento satisfatório, e é nesse ponto que a competência do profissional é extremamente importante. Utiliza-se dos instrumentos jurídicos adequados e procura movimentar sempre que possível para uma rápida decisão da demanda.

O judiciário

No entanto, sabemos que o judiciário se encontra com um número elevado de processos e poucos funcionários para atender com agilidade as demandas. São priorizados os casos de urgência e buscam seguir uma ordem cronológica exigida no Código de Processo Civil.

Antes da contratação

Antes de contratar um advogado, é necessário atentar-se que o trabalho do dele não permite garantir o resultado que deseja. Por isso, desconfie do profissional que prometer um fim almejado, chamamos isso de “causa ganha”.

É importante verificar também a viabilidade em se comunicar com o profissional e as informações a respeito do processo. Deve haver também uma relação de confiança entre cliente e advogado. Nisso, priorizar os diálogos honestos com evidências verdadeiras a respeito do caso concreto, a respeito do processo judicial.

Além disso, é importante que o cliente tenha acesso ao número do processo para acessar os meios eletrônicos de consulta judicial para que a relação de confiança entre ambos se torne ainda mais concreta e honesta.

Conclusão

Para a contratação de um bom profissional da advocacia é necessário ter em mente que por mais que o serviço prestado seja sem garantias, é importante analisar atentamente as qualidades do advogado.

Tire suas dúvidas no primeiro encontro para tratar sua demanda. Verifique se o profissional, além de demonstrar interesse por seu caso, demonstre interesse por sua pessoa.

Lembre-se que o resultado satisfatório depende da competência do advogado mesmo que não seja sua garantia.

O direito ao amplo acesso à justiça é de todos, e a escolha de um bom advogado fará com que esse acesso seja justo. Esse profissional é essencial ao acesso à justiça.

Deixar Um Comentário

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Junte-se a mais de 150.000 pessoas